Curso Introdução à Educação Digital/ 2017

Total de visualizações de página

Tradutor

quinta-feira, 27 de abril de 2017

III Encontro IED

NAVEGANDO, PESQUISANDO NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE


   O termo Internet significa uma rede de redes. Na verdade a internet é mais que uma busca de conteúdo nos Websites. Ela inclui também troca de mensagens eletrônicas, as salas de bate-papo, as conferências virtuais com transmissão de vídeos, a busca de programas, músicas e filmes,  a utilização de recursos computacionais a distância, fazer compras e outras muitas coisas mais.

SEGURANÇA PESSOAL

   Em primeiro lugar, salientamos que a Internet é um espaço de grande liberdade de atuação, ou seja, qualquer pessoa pode divulgar praticamente qualquer conteúdo on-line.

Desta forma, ao navegar na Web, um dos cuidados mais simples e importantes que devemos ter é na observação da confiabilidade das informações que estamos acessando. Para isso, ao acessar um site, procure identificar:Quem são os autores da informação;

  • Qual a formação, especialização, autoridade na área, das pessoas pela página;

    Quando as informações foram públicas e se estão atualizadas.

    Outra dimensão de segurança bastante relevante, especialmente em relação as crianças, se refere aos cuidados ao interagir com desconhecidos por meio de ferramentas de comunicação como e-mail, bate-papo entre outras. Seguem algumas dicas: 

    Não receber arquivos enviados por desconhecidos;

    Não divulgar informações pessoais, como endereço, telefone, local onde estuda, entre outras informações pessoais a pessoas desconhecidas;

    Não fornecer informações sensíveis, tais como senhas ou números de cartões de crédito;

    Não agendar encontros presenciais sem o conhecimento e autorização dos pais.




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO:Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TIC